Twitter Endovascular Center Youtube Endovascular Center FaceBook Endovascular Center | 11 3285-6161

Outros Procedimentos

Tratamento  Endovascular A cirurgia endovascular agrupa uma variedade de técnicas minimamente invasivas mediante as quais é possível resolver inúmeros problemas clínicos. O conceito fundamental que sustenta esta atividade é a utilização de modernos equipamentos de raios-X para guiar pequenos instrumentos (cateteres) e outros dispositivos através dos vasos sanguíneos, prescindindo assim dos cortes característicos da cirurgia convencional.

CIRURGIA ENDOVASCULAR = CIRURGIA SEM CORTES!

Técnicas Minimamente Invasivas

As técnicas de cirurgia endovascular são realizadas através da punção vascular, comumente na virilha, o que é realizado apenas com anestesia local e não geral. Através dessa punção é introduzido um fino tubo plástico (cateter) que navega por dentro dos vasos sanguíneos e com o qual é realizado o procedimento.

CIRURGIA ENDOVASCULAR = CIRURGIA COM ANESTESIA LOCAL!

Conceito de Embolização

Embolização consiste na oclusão intencional de um vaso (artéria ou veia) com intuito de provocar a interrupção do fluxo de sangue numa determinada região anatômica. Existem vários tipos de materiais que são utilizados com este propósito como microesferas, espirais metálicas, substância adesivas que comumente se conhecem como "agentes embólicos". A técnica de embolização é comumente utilizada para tratar tumores, sangramentos, aneurismas, malformações vasculares.

Conceito de Angioplastia e Stents

Angioplastia consiste na apertura de um vaso que por algum motivo reduziu o seu calibra e o sangue não consegue passar. Um cateter especial que contem um balão em seu extremo é utilizado para dilatar o vaso que se encontro parcialmente ou totalmente fechado. Com a dilatação, o fluxo de sangue volta a circular normalmente.

Em algumas circunstâncias, quando as obstruções são muito rebeldes, é necessária a colocação de uma pequena malha metálica para sustentar a abertura do vaso e evitar que volte a fechar. Esta malha metálica se conhece com o nome de STENT.

Tratamentos

Oferecemos uma ampla gama de tratamentos entre os que podemos destacar:

  • Tratamento de Miomas Uterinos por Embolização.

    Miomas uterinos são tumores benignos muito freqüentes na mulher adulta e costumam provocar varias alterações com sangramentos menstruais intensos, aumento do volume e dor abdominal o que acaba comprometendo seriamente a qualidade de vida das mulheres. A embolização é um método muito simples, eficiente e seguro que acaba definitivamente com essa sintomatologia desconfortável.

    Leia mais


  • Tratamento de Varizes Pélvicas por Embolização.

    A dilatação anormal das veias do ovário provoca varizes na região do abdome e da pelve provocando uma dor crônica importante. A embolização é um método muito simples e seguro para resolver definitivamente esta situação.

    Leia mais


  • Tratamento de Varizes nas pernas por Laser.

    O aparecimento de veias dilatadas nas pernas (varizes) é uma situação muito comum em mulheres e homens adultos. Esta situação pode ser resolvida sem cirurgia, apenas com um procedimento percutâneo realizado com anestesia local.

    Leia mais


  • Tratamento de Tumores no Fígado por Quimioembolização.

    O fígado é um órgão onde comumente se desenvolvem alguns tipos de tumores malignos que quando se diagnosticam comumente não podem ser extirpados. A quimioembolização é um procedimento muito simples que permite melhorar a qualidade de vida e em alguns casos prolongar a sobrevida destes pacientes.

    Leia mais


  • Tratamento de Varicocele por Embolização.

    A infertilidade masculina pode ser ocasionada pela dilatação anormal das veias do testículo que altera a formação de espermatozóides. Isto pode ser facilmente revertido com um procedimento realizado com anestesia local e de forma ambulatorial.

    Leia mais


  • Tratamento de Hiperplasia Prostática por Embolização.

    O aumento do tamanho da próstata é quase uma constante nos homens a partir dos 50 anos e com o tempo pode condicionar uma dificuldade progressiva para urinar. A embolização é uma alternativa muito atrativa para resolver este problema já que é mais simples e confortável que a cirurgia convencional.

    Leia mais


  • Tratamento de Aneurismas.

    Os aneurismas são dilatações anormais dos vasos que podem ocorrer por diversos motivos e trazem como risco a possibilidade de ruptura com hemorragias graves. Por isso quando se descobrem devem ser tratados à brevidade. Podem aparecer em artérias do cérebro, das vísceras abdominais, nos rins, nas artérias das pernas ou nas grandes artérias como a aorta abdominal. Existem várias técnicas de cirurgia endovascular que permitem eliminar os aneurismas de forma muito simples e sem cirurgia convencional.

  • Tratamento de Hemorragias por Embolização.

    O extravasamento de sangue pode acontecer por vários motivos como traumas, tumores, aneurismas, úlceras, divertículos, etc. e em qualquer região do corpo humano. A hemorragia acontece por uma ruptura de uma artéria ou veia por qualquer um desses motivos e geralmente constitui uma urgência médica que precisa ser resolvida. Mediante as técnicas de cirurgia endovascular é possível navegar por dentro das artérias ou veias até o local adequado e estagnar o sangramento de forma imediata.

  • Tratamento de Malformações vasculares por Embolização ou Esclerose Percutânea.

    Existem anomalias vasculares que podem provocar numerosos transtornos, tanto pela sua sintomatologia dolorosa como pela deformação estética que produzem quando comprometem os tecidos superficiais. As técnicas de cirurgia endovascular são uma ferramenta essencial no arsenal terapêutico para acompanhar estes pacientes.

    Leia mais


  • Tratamento de fraturas vertebrais de osteoporose por Vertebroplastia.

    A osteoporose é uma doença que provoca perda óssea e quando se manifesta na coluna pode provocar o colapso de algumas vértebras provocando dor de difícil manejo. A vertebroplastia é uma técnica muito simples que consiste em injetar cimento biológico para estabilizar as fraturas vertebrais e fazer desaparecer a dor.

    Leia mais


  • Tratamento de obstruções vasculares por Angioplastia.

    Quando as artérias reduzem o seu calibre e o sangue não consegue irrigar os tecidos aparecem alguns sintomas que podem comprometer seriamente a vida dos indivíduos. Dependendo que quais artérias estejam afetadas as pessoas podem ter problemas para caminhar, sofrerem úlceras nos pés, aumento da pressão arterial, derrames, etc. Estas alterações podem ser facilmente resolvidas com as técnicas de cirurgia endovascular que geralmente são realizadas com anestesia local e de forma ambulatorial.

  • Tratamento de Esclerose Múltipla por Angioplastia.

    Recentemente foi aventada a possibilidade que a Esclerose Múltipla pode estar associada a uma síndrome que se caracteriza pela obstrução de algumas veias no pescoço. Mediante técnicas de cirurgia endovascular essa síndrome pode ser resolvida melhorando a evolução clínica dos pacientes.

    Leia mais


  • Recuperação de Fistulas FAV para Hemodiálise.

    Pacientes com doença renal crônica que fazer hemodiálise podem levar uma vida absolutamente normal, mas o cuidado do acesso vascular para hemodiálise é essencial para evolução clinica destes doentes. Por isso protocolos de acompanhamento adequados e intervenções oportunas e precisas devem estar ao alcance dos pacientes.

    Leia mais


  • Colocação e retirada de Filtros de Veia Cava.

    A embolia pulmonar continua a ser uma importante causa de morbidade e mortalidade. Pacientes que descobrem serem portadores de trombose venosa profunda devem se prevenir contra a possibilidade de fazerem um quadro de embolia pulmonar. Uma das formas de prevenção é a colocação percutânea de um filtro na veia cava inferior que é por onde o sangue volta das pernas para o coração. Esse filtro que pode ser temporário ou definitivo impede a passagem de coágulos e a embolia.

  • Tratamento de Hipertensão Portal por TIPS.

    A hipertensão portal é uma situação que desenvolvem os pacientes com cirrose hepática e que se caracteriza pela presença de varizes anormais no tubo digestivo (esôfago, estômago, intestino) ou formação de abundante líquido no abdome (ascite). As varizes podem romper ocasionando hemorragia interna muito grave. A ascite, além de comprometer a qualidade de vida, pode se infetar ou provocar alteração do funcionamento dos rins agravando muito a situação clínica deste pacientes. Como o nome o indica este quadro se deve ao aumento da pressão numa veia denominada porta que leva o sangue para o fígado, mas que não consegue passar através dele. Através de um procedimento minimamente invasivo realizado através de um punção numa veia do pescoço pode se construir uma nova passagem para o sangue fazendo com que a pressão da veia porta volte aos níveis normais, reduzindo, assim as complicações clínicas.

  • Drenagem da via biliar.

    A via biliar é o conduto pelo qual a bile (um líquido verde/amarelo) é levada do fígado para o intestino. Em determinadas circunstâncias esse conduto pode ficar obstruído (por cálculos, tumores, etc.) e a bile fica acumulada dentro do fígado. Os pacientes ficam amarelos (icterícia) e podem ter infecções graves (colangite). Esta situação pode ser resolvida de forma muito simples fazendo uma drenagem percutânea para esvaziar externamente a bile e desobstruindo os canais biliares.

  • Angiografia digital diagnóstica.

    Angiografia significa a obtenção de um mapa da circulação de sangue em uma determinada região anatômica. Este método pode ser utilizado simplesmente para se fazer o diagnóstico de uma alteração vascular ou para planejar um procedimento de cirurgia endovascular.